Meu Adorável Iglu

Como tudo começou

No segundo semestre de 2016, logo após refazer seu e-commerce, o Meu Adorável Iglu estava procurando por uma agência que traduzisse a sua identidade jovem, descontraída e divertida para as redes sociais. E o objetivo era bem claro: construir uma força de marca capaz de vender seus posters e adesivos de parede através do seu e-commerce.

 

Por conta da experiência anterior da Polvo com marcas irreverentes, como Drive-in Box, fomos os escolhidos para levar este projeto em frente, principalmente por nossa capacidade de criar uma linha gráfica dentro das expectativas do cliente — que apelidamos carinhosamente de Iglu.

Meu Adorável Iglu

Planejando o posicionamento

O Iglu sempre foi um cliente inteligente, ciente do que desejava falar e sobre como desejava atingir seu público, o que exigiu muito do planejamento. “Antes de começarmos os trabalhos, reunimos todas as diretrizes recebidas e complementamos com um Canvas de Proposta de Valor. A partir desse mapeamento, ficou claro para nós o caminho que tínhamos que percorrer”, explica Gabriela Mateos, coordenadora de Comunicação da Polvo.

Adesivo all You Need Is Love

Através deste processo, constatamos algumas vitais características do Iglu, como o fato de a marca ser cool e geek, muito ligada às novidades de séries de TV, cinema, música e decoração. Através dessa avaliação, foi possível criar a persona com que nos comunicaríamos, norteando o trabalho de Comunicação.

Encantando futuros clientes

Levando em consideração o público jovem e inteligente e o fato de os produtos serem puramente visuais, a maior preocupação do Iglu era com a identidade gráfica de todo o trabalho — afinal, era preciso atrair e encantar os futuros compradores, sem deixar de lado a personalidade do nosso cliente.


Para alcançar esse objetivo com a essência do Iglu, utilizamos como base os próprios posters e adesivos do e-commerce, que é repleta de influência em filmes, HQs, jogos de videogame e seriados de TV. Com isso, a própria identidade da marca se tornou uma espécie de influenciadora, com o Iglu compartilhando dos interesses de seus clientes.

Yodator

Além disso, contamos com recursos de animação para dar voz aos produtos ofertados — isso em todas as frentes em que atuamos, como explicaremos a seguir. O maior exemplo dessa iniciativa foi o Yodator, um “web app” idealizado e criado pela Polvo. O objetivo é simples: traduzir frases para o modo Yoda (Star Wars) de falar, posicionando o Iglu como um fã da série e mostrando a descontração da marca.

Da teoria à prática

Após a fase de planejar o que e como fazer, chegou o momento de colocar todas as ideias em prática, construindo uma imagem do Iglu alinhada à identidade da empresa. Para isso e também para fomentar as vendas do e-commerce, foram escolhidas três ferramentas para encontrar e conversar com os clientes da loja: o Facebook, o Blog e o E-mail Marketing.

 

Essas três plataformas de contato com o cliente seguiram diferentes editorias de conteúdo para engajar e criar aproximação com o cliente final. Dessa forma, trabalhamos com Cinema, Séries de TV, Música, Viagens e diversos outros segmentos capazes de resultar em um interesse mútuo entre comprador e e-commerce. Isso porque, se o visitante da loja entende que ela atua exatamente naquilo que ele gosta, consultar os produtos e comprá-los se torna rotina.

E-mail Marketing Meu Adorável Iglu

Outra preocupação era o tom de discurso que seria adotado pela marca, pois engajar e entreter um público jovem e antenado pode ser um desafio — e esse discurso com uma linha gráfica arrojada foi a nossa solução. Sobre isso, Gabriela explica: “O Meu Adorável Iglu é uma marca cool, com um perfil entusiasmado e espirituoso. Isso nos deu margem para criar humor inteligente, imaginativo e atualizado”.


Responsável pela página no Facebook, SAC 2.0 e conteúdo para e-mails, Paola Marques também destaca que “o conteúdo sempre teve um viés divertido e possibilitou um contato próximo com o público que se relacionava com as postagens de maneira orgânica e fiel”.

Questão de performance

Um detalhe importante na formação da imagem de uma marca é a visibilidade que ela tem. Em poucas palavras, para que as pessoas conheçam um e-commerce, é preciso que essa loja virtual seja levada até o futuro comprador. Apenas dessa forma o internauta conseguiria entrar em contato com todo o contexto descrito até aqui.


A principal ferramenta para que isso acontecesse foram as técnicas de Search Engine Optimization — o famoso SEO ou, em português, a Otimização para Mecanismos de Busca. Essa metodologia de trabalho consiste na melhoria da produção de conteúdo e experiência do usuário, focando naquilo que ele busca na internet. Assim, de forma orgânica, o Iglu começou a aparecer em pesquisas do Google.

Peças do Meu Adorável Iglu
Peças do Meu Adorável Iglu

Esse trabalho foi realizado na otimização de cada pôster ou adesivo inserido na loja do Iglu, alterando títulos e descrições, a fim de facilitar a leitura do Google. Além de tudo isso, também utilizamos esse know-how para a inserção de produtos no disparo de E-mail Marketing, o que inclui a definição de targets por interesse — algo que facilita a geração de resultados.


“Nosso diferencial sempre foi a curadoria de SEO para levantar os temas e principais produtos para serem utilizados nos disparos. O fato da produção do template até a análise de resultados ser localizada em apenas um lugar também facilita muito a rotina para o cliente”, detalha Frederico Abreu, coordenador de Performance da Agência Polvo.

O Meu Adorável Iglu

O resultado de todo esse planejamento aliado à uma execução bem alinhada foi uma marca com identidade própria. O Meu Adorável Iglu foi um e-commerce facilmente reconhecido pelo seu cliente (que costumava ter mais de um produto da loja), além de ter uma imagem diferente daquela que era transmitida pelos seus concorrentes.

Banners Meu Adorável Iglu
Banners Meu Adorável Iglu

Dessa forma, além de uma imagem diretamente ligada à sua identidade, o Iglu também se destacou por conta da originalidade do seu discurso como um todo.


Por fim, a Agência Polvo foi uma das grandes beneficiadas com o atendido ao Iglu. Esse foi um cliente que nos permitiu brincar, criar e estar sempre em sintonia com assuntos pop — algo prazeroso para toda a nossa equipe. E é claro que não paramos por aí: toda essa trajetória foi de suma importância para que ganhássemos ainda mais experiência para traduzir tudo o que nossos clientes desejam transmitir em estratégias palpáveis e realistas.

 

Ficha Técnica

  • Direção de Criação: Gabi Mateos
  • Direção de Arte: Diego Martins e Felipe Domingues
  • Redação: Paola Marques
  • Coordenação de Performance: Frederico Abreu
  • Analista de SEO: Rafael Primo
  • Atendimento: Bruna Rossi
  • Aprovação: Mahani Siqueira
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