Rádio Evangelizar

Desafio

Lançar a Rádio Evangelizar em Curitiba, despertando a curiosidade sobre a sua programação e convidando as pessoas a ouvirem; fugindo de pré-conceitos; e conquistando audiência suficiente para entrar nos índices do IBOPE.

Radio Evangelizar 99.5 FM

Estratégia

Como o termo “evangelizar” carrega um peso claramente religioso, deixamos o nome da rádio em segundo plano, dando mais destaque ao dial “99.5FM”.

 

Nas ações, nossa estratégia foi criar um processo de Comunicação Integrada através de técnicas de Crossmedia, o que resumidamente envolveu ações de ativação e marketing digital.

Conceito

Para despertar a curiosidade e instigar as pessoas a ouvirem a nova rádio antes de tirarem conclusões precipitadas, trabalhamos a campanha com o seguinte conceito:

 

99.5 FM. Diferente de tudo que você já ouviu.

Radio Evangelizar 99.5 FM

Ações de ativação

Para promover um alto grau de assimilação, interação e engajamento entre marca e público, fizemos 5 dias de Blitz em uma rota de interesse, traçada para impactar o público-alvo definido junto com o cliente, que consistiu em jovens adultos, já com filhos e alguma ligação leve com a região, como colégios cristãos, por exemplo.

 

Além de um Tuc Tuc customizado com arte da campanha que acompanhou os promotores em todos os pontos, foram distribuídos:

  • 600 pen drives com conteúdo de degustação da rádio;
  • 20 mil flyers;
  • 1 mil balões;
  • 1 mil rosas brancas.
Flyer da Evangelizar 99.5 FM

Blimp

O inflável de 3x3m, com estrutura metálica e motor instalado, ficou posicionado na sede da Associação Evangelizar.

Social Media

Para iniciar um relacionamento com ouvintes e ampliar a base de fãs da Rádio, criamos uma grade de conteúdo para a página no Facebook da Evangelizar que reforça o posicionamento da emissora e informa sobre o caráter único de sua programação.

 

O conteúdo também contou com o endosso do Padre Reginaldo Manzotti, grande liderança da Associação Evangelizar é Preciso e destaque da programação da 99.5 FM. Esses posts foram impulsionados para os fãs do Padre, bem como para pessoas interessadas nas bandas tocadas na frequência.

Peças online da Rádio Evangelizar 99.5 FM
Rádio Evangelizar 99.5 FM

Facebook Ads com Geolocalização

Durante o período da campanha, anúncios de vídeo e page post foram veiculados para pessoas que estavam próximas das maiores Igrejas de Curitiba durante os dias e horários de grandes missas, como é o caso da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz.

Google Adwords

Para otimizar a verba do cliente e conquistar os melhores resultados possíveis, a estratégia da equipe de Performance foi dividir as campanhas de Adwords em duas linhas: palavras já conhecidas pelos ouvintes da rádio na faixa AM (como “rádio evangelizar” e “evangelizar é preciso”) e campanhas de Display para canais católicos e artistas de música católica no Youtube.

Desta forma, captamos o público mais jovem e moderno que tem interesse específico nos temas relacionados ao conteúdo da rádio e novos ouvintes.

Landing Page

A URL evangelizarfm.com.br serviu de destino para campanhas de Adwords e Facebook Ads. Com o player da rádio em destaque, a estratégia foi facilitar o contato de potenciais interessados com o conteúdo da frequência.

Landing Page da Evangelizar 99.5 FM

Desenvolvimento

A página foi desenvolvida em WordPress em menos de 24 horas. Com design leve e responsivo, proporcionamos um carregamento ágil e facilidade de administração do conteúdo por parte do cliente.

Resultados

Nosso trabalho com a Rádio Evangelizar durou um mês, fechando o ciclo da campanha de lançamento do novo dial. Dentro deste período, a landing page alcançou dados expressivos:

  • 277.569 impressões;
  • 5.795 cliques;
  • CTR de 2,09%;
  • CPC de R$ 0,39.

Esses dados mostram a aceitação que a marca obteve em ambiente online, patamar alcançado através de um trabalho estratégico de SEO e SEM.

Resultados da Rádio Evangelizar 99.5 FM

Além disso, as ações de offline também surtiram um efeito positivo em relação à marca. Em primeiro lugar, toda a campanha foi acompanhar de clima de simpatia e ótima receptividade por parte do público-alvo, com pais pedindo balões para os filhos e crianças procurando pelas rosas para presentearem suas mães.

Ficha Técnica

  • Coordenadora de Criação: Gabi Mateos
  • Designer: Felipe Domingues
  • Social Media: Rafaela Ronconi
  • Coordenador de Performance: Frederico Abreu
  • Analista de Adwords: Thais Rosana
  • Analista de SEO: Rafael Gazzarini
  • Coordenadora de Mídia e Produção: Rilza Cruz
  • Assistente de produção: Karla Olegário
  • Coordenadora de Desenvolvimento: Aline Matos
  • Desenvolvedor: Diego Jacomel


Por fim, em seu primeiro trimestre de atividade, a Evangelizar FM consolidou presença entre as emissoras com audiências expressivas da Grande Curitiba, o que inclui marcas tradicionais da região, colocando a nova rádio no circuito de grandes nomes da capital.

Compartilhe este case:

Escopo de trabalho

Confira mais cases