Tecnofit

Quem é a Tecnofit?

Ao frequentar uma academia, você dificilmente imagina o tipo de sistema utilizado para controlar catracas, treinos de alunos ou fluxo de caixa, certo? Pois o sistema Tecnofit se preocupa com esses e outros detalhes de gestão empresarial, levando alta performance para o gerenciamento de academias, estúdios de dança, escolas de artes marciais e demais estabelecimentos do ramo fitness.


E, quando a Tecnofit chegou à Polvo, havia a necessidade de conseguir passar essa imagem de empresa tecnológica, mas vibrante e orientada a resultados, às plataformas digitais. Isso foi feito através de um novo site, recheado de conteúdo e estratégia.


Contudo, o desafio era ainda maior — isso porque a Tecnofit é uma empresa que faz parte da Polvo. Não entendeu? Ok, nós explicamos.

Contexto de Atendimento

A empresa e o sistema Tecnofit nasceram em 2006, com Anderson Cichon, para atender academias de pequeno porte. O software era local, exigindo a instalação em computadores para o seu funcionando, resultando em processo confiável, mas que dificultava o escalonamento das operações.

 

Em 2014, Anderson começou a trabalhar na Agência Polvo como programador, auxiliando nossa equipe de Desenvolvimento. Para aumentar a adesão e as possibilidades desse software para academias, Antonio Maganhotte, um dos fundadores da Polvo, passou a ser sócio da Tecnofit.

 

Com isso, o Tecnofit se transformou em um sistema online, que funciona de maneira remota e auxilia em todos os quesitos de gestão empresarial, abrangendo recursos que vão de Controle Financeiro e Controle de Catraca até funções de CRM.

Principal Desafio

Como comentado anteriormente, o principal objetivo do novo site da Tecnofit era transmitir a identidade tecnológica, vibrante e eficiente da companhia. O maior desafio em relação a isso é o público-alvo: donos e gestores de academias, pessoas com perfis e valores completamente diferentes dos de desenvolvedores de software.

Dessa maneira, foi necessário “traduzir” todo o conteúdo técnico do sistema Tecnofit, encaixando-o em um discurso motivado e valoroso, próprio do segmento fitness.

Conteúdo e SEO

O primeiro passo para solucionar o desafio do projeto foi trabalhar com a estrutura do novo site para focar em:

  • Usabilidade;
  • Discurso de fácil assimilação;
  • Técnicas de SEO (otimização para pesquisas na internet), visando atingir o público correto em motores de buscas.

Tudo isso resultou em um ambiente de fácil navegação e com mapa de páginas simplificado, tornando a navegação rápida e eficaz. O tom de discurso é leve e direto, tratando de temas complexos com objetividade para não gerar ruídos. Por fim, como estratégia de SEO, escolhemos termos relevantes para o segmento de atuação da empresa e que, ao mesmo tempo, apresentam grande volume de buscas.

UX e Identidade Gráfica

Com um fluxo de navegação intuitivo, o principal conceito de User Experience (da sigla UX, Experiência do Usuário, em português) foi o Descobrimento Progressivo. Essa metodologia consiste em mostrar para o leitor apenas um assunto ou foco por vez, sem sobrecarregá-lo com informações em excesso. Conforme ele avança na navegação, novas informações vão sendo apresentadas.


Sobre a parte de layout, a geração de resultados (neste caso, formulário preenchido) foi uma grande preocupação. Dessa maneira, toda a interface tem pontos de contato que chamam o leitor para a ação, direcionando-o para um formulário de fácil preenchimento, facilitando o envio de informações.

Por conta desses esforços, a identidade gráfica é moderna, ressaltando a identidade da Tecnofit através de iconização e ilustrações. Todas essas técnicas, quando utilizadas juntas, resultam em um site leve, rico em informações e com tom didático, voltado exclusivamente para o consumo do leitor.

Resultados

O resultado imediato da mudança de site foi o posicionamento orgânico da Tecnofit em buscas na internet sobre plataformas e softwares de gestão para academias. Em três semanas de trabalho de otimização de SEO, o novo site tem uma média de 8% para aparecimento em pesquisas online*, disputando o topo do segmento fitness.


Esse fluxo segmentado e aquecido resultou em melhoras sensíveis ao tráfego do site e no comportamento do público dentro dele. Em um comparativo entre os meses de agosto e setembro (período de transição), geramos um crescimento de 31% nas visitas únicas e de 11% no número de páginas por sessão.

Com isso, a duração da visita do leitor aumentou drasticamente, chegando a uma melhora de 123%. Por conta da navegação voltada à geração de resultados, todos esses crescimentos também influenciaram na contagem de leads, que aumentou em 71%** neste mesmo período de tempo, criando um público engajado e interessado pelos serviços da Tecnofit.


*Dados da plataforma SemRush.
**Dados do Google Analytics.

 

Ficha Técnica

  • Direção de Criação: Gabi Mateos
  • Coordenação de Performance: Frederico Abreu
  • Supervisão de desenvolvimento: Aline Mattos
  • Direção de Arte: Felipe Domingues
  • Redação: Gabi Mateos e Rafael Gazzarrini
  • Analista de SEO: Rafael Gazzarrini
  • Desenvolvimento: Diego Jacomel
  • Atendimento: Bruna Rossi
  • Aprovação: Antônio Maganhotte
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