Chat GPT: amigo ou inimigo?

Há alguns meses – desde novembro de 2022 – o Chat GPT tomou conta da internet de forma revolucionária, mas seria o Chat GPT um amigo ou inimigo na criação de conteúdo? De cara, podemos até considerar que existe um antes e depois da Inteligência Artificial (IA).

Isso porque a ferramenta, desenvolvida pela OpenAI, é capaz de gerar textos em diferentes idiomas e estilos, imitando o comportamento humano.

Essa nova forma de gerar conteúdo divide opiniões: há quem utilize a ferramenta como apoio, e quem enfrente a IA como um grande inimigo.

Mas, como usar o Chat GPT para criar textos? 

É muito simples: basta acessar a plataforma, inserir o texto ou a frase que deseja completar ou escrever, e aguardar a resposta. O Chat GPT, então, analisa o conteúdo inserido e produz uma resposta.

Uma das grandes vantagens do Chat GPT é a sua capacidade de auxiliar na redação de textos. Se você precisa escrever um artigo, por exemplo, pode usar a ferramenta para criar ideias e organizar seus pensamentos, criando um texto mais completo. A ferramenta também pode ser útil para correção ortográfica e gramatical.

Mas é importante ressaltar: o Chat GPT não deve ser a única fonte para a elaboração de um texto ou conteúdo em geral. Ele pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio, não como uma solução definitiva, inclusive pelas limitações da plataforma. 

É sempre necessário que o usuário edite e revise o texto gerado pela IA para garantir sua qualidade e coerência.

Redação com Chat GPT

Como você já deve ter percebido, é possível escrever uma redação de forma eficiente com a IA. 

A programação da ferramenta é baseada em um grande conjunto de dados, incluindo textos escritos por humanos e outras fontes de informação (até o ano de 2021). Dessa forma, o Chat GPT pode produzir uma redação com base em padrões e tendências da linguagem que aprendeu ao longo do tempo.

É importante notar que, mesmo que a IA seja capaz de produzir uma redação de forma eficiente e com precisão, há algumas limitações em relação ao conteúdo gerado. 

Embora os  textos sejam estruturados, a Inteligência Artificial não tem a capacidade de desenvolver ideias originais ou de explorar emoções e sentimentos de forma profunda como um ser humano.

É possível identificar um texto criado pelo Chat GPT?

Em alguns casos, sim. Embora o Chat GPT tenha sido projetado para imitar a escrita humana, é possível notar algumas diferenças em relação aos textos escritos por pessoas. 

Algumas palavras ou expressões podem parecer fora de contexto ou pouco naturais, o que pode revelar a origem do texto, assim como as respostas tendem a utilizar muito de tópicos.

Como saber se um texto foi feito pelo Chat GPT?

Todo escritor, seja o autor do Blog que você acompanha, o escritor famoso do Instagram, a autora do seu livro favorito ou qualquer outro produtor de conteúdo, cada um tem o seu jeito de se comunicar.

Esse “jeito” é a forma que o escritor deixa demonstrar a sua criatividade, experiência de vida e emoções envolvidas na criação de um conteúdo – textual ou não. 

Isso pode ser observado em qualquer tipo de texto: desde uma mensagem no Whatsapp, até um artigo científico! Pode fazer o teste: observe como os seus amigos, familiares e colegas de trabalho tendem a se comunicar, e confira que cada um utiliza formas diferentes para se expressar.

É aí que conseguimos identificar um texto criado pelo Chat GPT: eles são elaborados sem essa “emoção” e criatividade que só um cérebro humano conseguiria pensar.

Se você encontrar textos que parecem terem sido escritos de forma genérica, com poucos detalhes, pode desconfiar! 

Outro detalhe para ficar de olho é a formação de listas. A maioria das vezes, dependendo do que você pede para a IA, é gerada uma lista.

Vamos testar?

Pedimos para que a IA crie um slogan para uma marca nova de carros:

Chat GPT: amigo ou inimigo?
Primeiro Teste

Se você pedir algo mais específico, é possível obter resultados menos genéricos:

Chat GPT: amigo ou inimigo?
Segundo Teste

Tudo bem, são ideias bacanas para se basear e criar algo novo. Mas, vamos lembrar que a mente humana cria sacadas que não passariam pelas inteligências artificiais:

Chat GPT: amigo ou inimigo?
Campanha publicitária Volkswagen

E agora, o Chat GPT é amigo ou inimigo?

Bom, como você pôde observar, a IA é um grande avanço da tecnologia e pode, sim, ajudar bastante a elaborar textos, servindo como apoio ou fazendo um brainstorming de ideias para criar algo novo.

É uma ferramenta útil para redação de textos e pode ajudar a economizar tempo. No entanto, é importante lembrar que ela está longe de poder ser utilizada como a única fonte de conteúdo, e que a revisão e edição são fundamentais para garantir a qualidade do texto final.

Nada de pedir para o Chat GPT criar algo e depois só copiar e colar o texto, combinado? Preze sempre pela personalização e criatividade!

Acompanhe mais conteúdos da Polvo em nosso Blog e pelo Instagram!