Wireframe para desenvolvimento de sistemas: conheça nosso novo fluxo comercial

Gabriela Mateos
Gabriela Mateos
24 de junho, 2020

Como a Agência Polvo está reinventando a prestação de serviços na área de desenvolvimento de sistemas e aplicativos?

Desde que o mundo é mundo, a maior parte dos clientes tenta pular a parte mais “chata” de desenvolvimento de um projeto para site ou app: a criação do wireframe.

No fundo sabemos que essa não é, necessariamente, a etapa mais demorada do escopo. Porém, sabemos também que quem tem fome, tem pressa. E a sensação de ver um sistema nascendo “o quanto antes” pode passar a falsa impressão de que o projeto está evoluindo de maneira ágil.

Mas porque essa impressão é FALSA?

Porque começar um sistema com base em uma ideia, ou um conjunto de ideias, no famoso modo “sair fazendo”, deixa em aberto uma série de situações e decisões de regras de negócios que, mais cedo ou mais tarde, terão que ser analisadas e confrontadas. E, fazer isso quando o sistema está em construção irá obrigatoriamente impactar em mais tempo do projeto em desenvolvimento. O que significa mais horas e, consequentemente, mais custos.

Pensando em como unir o útil ao agradável, a Polvo formatou uma solução otimizada, aliando economia, fluidez e eficiência na entrega de qualquer tipo de demanda que envolva desenvolvimento de sistemas e aplicativos.

Conheça nosso novo fluxo comercial para projetos de desenvolvimento

Para entregar orçamentos enxutos, que correspondem 100% às expectativas dos nossos clientes, seguimos o seguinte processo:

processo de orçamento desenvolvimento de sistemas Polvo Curitiba

A experiência ao longo do tempo nos deixa embasados para afirmar, com todas as letras, o quão é importante e inestimável a elaboração do wireframe – seja para concluir o projeto dentro do prazo e orçamento; seja para alinhar, por completo, a todas funcionalidades desejadas para o produto.

Além das razões já levantadas sobre prazo e economia, o wireframe deixa a equipe de desenvolvimento e o cliente em total sincronia em relação ao andamento e implementação do sistema.

Desta forma fica muito mais fácil entregar o site da maneira que você quer, pensando cada fase e prevendo cada imprevisto da maneira que tem que ser.

Vantagens de desenhar o wireframe antes de fazer o orçamento do seu projeto

  • Sair do campo das ideias e tangibilizar os fluxos de navegação do sistema
  • Encontrar eventuais furos operacionais antes de entrar em desenvolvimento (e resolvê-los)
  • Adequação do orçamento do projeto à verba do cliente
  • Orçamentação feita com base nas funcionalidades e fluxos desenhado no wireframe (e não em ideias aleatórias)

Como funciona nossa etapa de wireframe?

Para criar wireframes que traduzem a proposta de valor idealizada para sistemas e aplicativos, fazemos uma vídeo chamada com o cliente e nosso time de desenvolvimento.

Durante essa conversa, fazemos uma série de perguntas sobre o sistema e vamos colocando as ideias em um wireframe, que é criado ali na call, em tempo real.

Neste processo, também prestamos uma espécie de consultoria de desenvolvimento para o sistema, ajudando o cliente a tomar decisões que otimizem o desenvolvimento e entreguem uma experiência excelente para seus futuros usuários.

Desta forma, a Polvo passa a dar um peso diferente ao wireframe, como um marco fundamental do projeto e servindo de norte em todo o nosso processo.

Resultado: orçamentos otimizados e feitos com base em telas, e não apenas em ideias. Neste cenário, cliente e agência conseguem enxergar o projeto como um todo, bem como as implicações técnicas e demais necessidades. 

O que nossos clientes estão achando desta solução? 

“O desenho dos wireframes do nosso projeto junto com a equipe da Polvo possibilitou uma visão esclarecedora da solução que pretendemos criar, além de simular cenários da interação com os nossos usuários. A experiência foi muito rica, nos trouxe vários insights sobre o modelo de negócios e proporcionou uma análise do que realmente é desafiador no desenvolvimento da nossa aplicação.” – Thiago Muniz, da Funorte

Tem uma ideia de sistema ou aplicativo e quer tirar do papel? Agende um horário com a nossa equipe aqui.

Compartilhe esta notícia: