Como a pandemia está moldando a experiência do consumidor
E quais os próximos desafios para 2021
Para alguns estudiosos da área de história a década de 30, possivelmente, tenha sido o período “mais progressivo tecnologicamente” do século XX.
Na verdade, os dados mostram que os picos de inovação também ocorrem durante outros períodos de crise.
Aqueles que vivem e lidam com as dificuldades atuais, dificilmente, conseguirão sair com alguma solução bombástica e geracional, seja qual for a área ou dor.
Mas tempos como esses podem ajudar a manter nossos olhos no horizonte, buscando saídas que nos façam evoluir.
Foram poucos os setores que passaram batidos pela Covid-19.
Todos têm experimentado consequências inéditas de uma crise inédita – mas, em última análise, no centro de tudo está o consumidor.
A inovação se torna mais presente porque as pessoas são forçadas a se adaptar e operar novas maneiras para sobre(viver).
E elas esperam que as empresas também mergulhem de cabeça nesse novo momento, os ajudando a entender e caminhar por todo esse caos.
Como humanos, precisamos nos adaptar e, por isso, inovamos.
E nessa crise atual, a transformação digital do consumo é o que o cliente conectado mais tem exigido do mercado.
Antes e depois
No período que antecede a pandemia, de acordo com uma pesquisa da Inmar Intelligence, 57% dos consumidores entrevistados realizavam compras online.
Desde o início da pandemia, 79% compraram produtos online e 88% dos consumidores dizem que continuarão usando o e-commerce para compras.
Era de se esperar que as empresas não estivessem prontas para essa demanda repentina.
Sendo assim, a fidelidade à marca passa a ser um ativo que corre riscos, na medida que as necessidades estão em jogo e o consumidor está mais à vontade no ambiente digital.
Eles podem acessar tudo, de qualquer lugar, para encontrar o que precisam e adquirir qualquer coisa.
Não há como escapar disso – as empresas devem abraçar a transformação digital ou correr o risco de ser “apenas” uma vítima da crise.
Desafios
Os desafios são grandes, mas, felizmente, a tecnologia disponível permite às empresas enfrentá-los e vivenciar uma experiência integrada, personalizada e intuitiva.
O segredo está em aplicar todo o suporte tecnológico de maneira estratégica e cuidadosa, de modo que uma organização não termine com uma rede desarticulada e ferramentas sem sinergia.
A transformação digital do comércio não é uma ideia para o segundo trimestre de 2021.
Esperar esse tempo de adaptação pode ser um tiro no pé da marca e de seus respectivos clientes.
As pessoas precisam de celeridade, e que a virada de chave aconteça agora. Mas de que forma?
• Se você é um e-commerce, implementar um gateway de transações omnichannel que, simultaneamente, permita pagamentos sem contato e reforce a lealdade do cliente com a empresa.
• Priorizar a integração de tecnologia e dados em processos e sistemas, criando uma jornada do consumidor sólida para o usuário.
• Aproveitar as plataformas baseadas em inteligência artificial para investigar o comportamento de compra do consumidor.
Pavimentar um caminho que viabilize a transformação e inovação exige uma mentalidade muito diferente.
A história prova que este é o momento!
E enquanto sociedade nós nunca tivemos tão bem preparados para lidar com essa transformação.
Aqui na Polvo nós temos um time totalmente entrosado, engajado e multidisciplinar para oferecer o melhor atendimento possível para a sua empresa.