Como escolher influenciadores?

Saiba o que observar antes de contratar alguém para ser a cara da sua marca

ME EXPLICA MELHOR AÍ!

Esse manual tem como objetivo ajudar marcas a escolher influenciadores de forma correta, levando em consideração fatores essenciais quando o assunto é parceria com pessoas formadoras de opiniões.

“Mas tem um jeito certo de escolher alguém para representar a minha marca?”

Sim! E é exatamente isso que abordaremos nos próximos slides!

Critérios para análise de perfil

#1. Analise o volume de seguidores

Um dos fatores mais importantes a ser analisado é a quantidade de seguidores que a pessoa tem.

Se ela fala algo, precisa falar a alguém, certo? 

Quanto maior o número de seguidores, mais pessoas escutam o que o influenciador têm a dizer sobre o assunto e, consequentemente, serão influenciadas a favor da sua marca.

Volume de seguidores

Um dos fatores mais importantes a ser analisado é a quantidade de seguidores que a pessoa tem. Se ela fala algo, precisa falar a alguém, certo?  

Quanto maior o número de seguidores, mais pessoas escutam o que o influenciador têm a dizer sobre o assunto e, consequentemente, serão influenciadas a favor da sua marca.

Conteúdo abordado

A conexão entre a marca e o influenciador deve acontecer, principalmente, nos conteúdos abordados. 

Por exemplo, se a marca vende xampu, condicionador e creme para cabelos lisos, influencers de cabelo cacheado não se encaixam no perfil adequado para representar a empresa.

Os assuntos devem conversar entre si para uma campanha mais eficaz.

#2. Analise o conteúdo abordado

A conexão entre a marca e o influenciador deve acontecer, principalmente, nos conteúdos abordados. 

Por exemplo, se a marca vende xampu, condicionador e creme para cabelos lisos, influencers de cabelo cacheado não se encaixam no perfil adequado para representar a empresa.

Os assuntos devem conversar entre si para uma campanha mais eficaz.

Conversa com o público

É essencial observar a ligação que o influencer tem com seus seguidores, como funciona a comunicação entre a pessoa e seu público.

Stories com ferramentas de interação (enquetes, quiz, caixas de perguntas…) são uma ótima forma de verificar a proximidade do potencial representante com o pessoal.

#3. Analise a interação com o público

É essencial observar a ligação que o influencer tem com seus seguidores, como funciona a comunicação entre a pessoa e seu público.

Stories com ferramentas de interação (enquetes, quiz, caixas de perguntas…) são uma ótima forma de verificar a proximidade do potencial representante com o pessoal.

Credibilidade do perfil

A quantidade de seguidores é realmente importante. Mas de nada valem 100.000 seguidores se esse número está repleto de contas fakes, desativadas ou até mesmo contas compradas. 

É possível observar o engajamento do público através dos comentários, se são apenas emojis ou se são interações relevantes para a conta.

Parcerias dos influencers com outras marcas

Como confiar em pessoas que não conhecemos a fundo para um trabalho tão importante?

Uma ótima saída para esse tipo de informação é verificar parcerias dos influencers com outras marcas, sempre analisando comportamento, dedicação, retorno significativo para a marca e, até mesmo, polêmicas em que a pessoa possa ter se envolvido.

Que bandeiras esse influencer levanta?

O valor de marca é fundamental para o crescimento da empresa. Os consumidores estão muito mais atentos aos posicionamentos, se determinada corporação tem os mesmos ideais que eles.

Na escolha de um parceiro ou representante, é indispensável a avaliação dos valores que essas pessoas têm e se esses princípios são os mesmos que a marca apresenta.

Comunicação com o influencer

#1. Primeiro contato

A maioria dos influencers possui uma equipe de acompanhamento para realizar esse tipo de trabalho. Porém, caso não tenha, o contato é feito por e-mail para maior formalidade e seriedade.

É importante apresentar a marca e quais são os objetivos com o influencer, para que a comunicação seja clara desde o início e o processo siga sem mal-entendidos. 

#2. Desenvolvimento do diálogo

A evolução da conversa é essencial para um alinhamento entre marca e influencer. Esse diálogo é imprescindível antes de fechar o contrato, já que permite conhecer as reais intenções da pessoa que será contratada.

É nessa fase que o aperfeiçoamento e a negociação acontecem, refinando a campanha e esclarecendo detalhes relevantes.

#3. Assinatura do contrato

O contrato é um elemento crucial para todas as partes, em qualquer atividade. Nele, devem estar todos os detalhes, os direitos e obrigações tanto do contratante quanto do contratado.

Em caso de descumprimento de algum dos tópicos firmados pela assinatura do acordo, seja por parte da marca ou do influencer, o contrato pode ser rompido.

PARA FINALIZAR

Destacamos nesse material os principais tópicos que uma marca deve observar quando for contratar um influenciador ou alguém que represente o seu negócio.

A partir de agora, acreditamos que o seu olhar estará mais apurado para lidar com essa escolha!

Mas, se ainda restam dúvidas, vamos conversar?