Reels: o formato do momento

Reels viram os favoritos dos instagrammers e mudanças na plataforma são muito comentadas! Em diversas redes sociais, vários formatos de postagens são ofertados para cada tipo de conteúdo.

No Instagram, por exemplo, contamos com muitas possibilidades de publicações. Para interações mais rápidas, há o story com muitas outras ferramentas dentro dele.

Já os posts que vão para o feed se apresentam entre estáticos e carrossel. Mas o que realmente tem feito sucesso são os vídeos! 

Para os clipes de vídeos, temos 3 opções: a postagem original no feed, o IGTV e, o assunto do momento, o Reels. 

Reels: o que é?

Com uma proposta de vídeos em orientação vertical de, no máximo, 1 minuto, os Reels possuem uma espécie de “feed” dedicado somente a eles! A novidade que destaca tanto a ferramenta é a opção de encontrar postagens de pessoas que você não necessariamente acompanha.

Esse formato bombou na plataforma após o lançamento do aplicativo TikTok, que é um app voltado somente para vídeos. O que difere essa plataforma das outras são as duas páginas principais. A primeira mostra conteúdos de pessoas que você segue, e a segunda é denominada de “For You Page”, onde os vídeos de pessoas aleatórias aparecem.

Reels é o formato de vídeo do momento.

Funcionando como um “explorar”, essa opção chamou atenção por permitir que as postagens viralizem mais fácil e naturalmente. Já que, além de pessoas que acompanham os conteúdos, também atingem pessoas que não seguem o perfil.

O imediatismo que se faz cada vez mais presente na vida das pessoas demonstra essa necessidade de consumir uma quantidade maior de conteúdo em menos tempo. Se você prestar atenção no design, não existe um respiro entre um vídeo e outro, como podemos observar nos Reels.

Vídeos da Polvo que bombaram no Reels! 

Ótimos exemplos para ilustrar o fenômeno dessa ferramenta são os Reels que criamos para a Abacatteria, uma loja de vitaminas e cremes de abacate de Curitiba.

Com 4.174 seguidores no momento postagem, ao fazer a publicação de dois vídeos em formato de Reels, atingimos a marca de 4.251 visualizações em menos de uma semana no primeiro e 5.890 visualizações em dois dias no segundo.

É tendência e veio para ficar

A tendência é que esse formato tome a frente e domine a plataforma do Instagram, tornando-se um grande  concorrente direto do TikTok e acelerando ainda mais a produção e consumo de conteúdo dentro do aplicativo.