Instagram Reels: Você precisa mesmo entrar na onda?

A ferramenta Reels, lançada em junho de 2020, oferece uma nova forma de compartilhar vídeos curtos, de até 15 segundos, dentro do app do Instagram.

Desde então o Instagram passou a ter cinco possibilidades de conteúdo – posts, Stories, Live, IGTV e Reels – que pode parecer muito para produzir, especialmente se você quer maximizar seu público

Embora todas as contas do Instagram tenham acesso ao Reels, isso não significa que você deva, necessariamente, investir seu tempo e esforço na nova ferramenta – pelo menos por enquanto.

Se o seu público tem perfil para ser impactado e engajar com conteúdos produzidos no Reels, então ok, faz sentido considerar este posicionamento para conquistar novos seguidores.

Mas nem todo mundo tem tempo ou dinheiro para investir na produção de conteúdo num novo formato. 

Portanto, se você tem tido bons resultados com o seu marketing atual, use o tempo a seu favor e aguarde até que o Reels esteja mais estável, com um algoritmo mais amigável, digamos assim.

Adotar a ferramenta no início tem lá as suas vantagens

Normalmente, quando o Facebook lança uma nova função para qualquer uma de suas plataformas, eles dão prioridade ao conteúdo produzido com o novo recurso, e isso também é verdade no caso do Instagram Reels

Os usuários estão relatando ou perceberam maior alcance e engajamento, mesmo quando é o mesmo conteúdo, porém, publicado em canais diferentes.

É fácil criar com o Reels

O conteúdo de vídeo geralmente requer algum investimento em termos de tempo, dinheiro e produção. 

No entanto, assim como o TikTok, o Reels foi pensado para servir como uma alternativa para os vídeos curtos – no máximo 15 segundos – para que não exijam muito investimento e possam ser criados dentro do Instagram. 

Comunicação rápida de se criar e consumir, o que significa que a audiência pode conhecer você e sua marca sem investir muito tempo. O que é ótimo!

Conteúdo é permanente

O Instagram até já oferece um local para criar vídeos curtos, dentro dos Stories, mas o Reels oferece o benefício adicional de ser um conteúdo permanente, enquanto os Stories somem após 24 horas (a menos que você os salve como destaques em seu perfil). 

Como o conteúdo é teoricamente rápido de criar, é aconselhável reservar algum tempo para criar vários diferentes e ir postando como parte do seu planejamento de pauta.

Vantagens do Reels vs. Stories e IGTV

Fácil de compartilhar

A menos que seja marcado em um Story, você não consegue compartilhar o conteúdo do Story de outra pessoa no seu próprio Story.

Além disso, você não pode compartilhar um Story no seu feed. Portanto, como criador, seu alcance é limitado e, como pessoa marcada, você não pode aproveitar o conteúdo em outras veiculações disponíveis na plataforma.

O Reels, por outro lado, oferece grandes possibilidades de compartilhamento. Como criador, você pode compartilhar os Reels no Story ou Feed da conta. 

E o público pode, facilmente, compartilhar essas publicações, permitindo que sua empresa alcance novas audiências com muito mais rapidez.

Maior visibilidade por meio das hashtags

Semelhante a uma publicação comum no perfil, você também pode usar até 30 hashtags do Instagram quando publica um Reels.

Em razão do limite de 2.000 caracteres, você tem espaço para escrever um texto bom e envolvente junto com as hashtags. No Story, por outro lado, só é permitido adicionar 10 hashtags, limitando o alcance do conteúdo.

Como o conteúdo do Reels é permanente, as chances do seu post ser descoberto com as hashtags que você usar são maiores que nos Stories.

Instagram Reels vs. TikTok

A grande questão para os profissionais de marketing é: “Devo usar o TikTok ou o Instagram Reels?” A resposta é: depende. 

O TikTok, com mais de 800 milhões de usuários tem, hoje, 41% do público com idade entre 16 e 24 anos. Se você quer impactar uma audiência que vai dar retorno de engajamento mais rápido, o TikTok é o lugar para estar. 

Em comparação, dos mais de 1 bilhão de usuários ativos do Instagram, 29% têm entre 18 e 24 anos .

Se o objetivo é aumentar o público e alcançar mais pessoas em um grupo demográfico mais abrangente, o Reels oferece algumas vantagens em relação ao TikTok. 

Embora as duas plataformas sejam muito semelhantes, existem algumas diferenças importantes a favor do Reels, como:

  • Adicionar mais caracteres e hashtags na descrição;
  • Aproveitar vários tipos de conteúdo sem sair da plataforma;
  • Usufruir de maior liberdade de estilo no momento de criar conteúdo.

Conclusão

Ainda há um longo caminho a percorrer, e o Reels se estabelecer como uma opção de impacto, resultando em vendas e fechamento de negócios.

Mas começar a usar a ferramenta, desde já, pode ser ótimo se o seu produto está tentando angariar novos consumidores.

As empresas que agarrarem a oportunidade de usar os Reels contribuirão, sem dúvidas, para definir o futuro do conteúdo na plataforma.

Para aqueles que preferem investir todo o tempo e energia em uma plataforma, o Reels pode ser muito interessante.

Mas você quer pôr todos os seus ovos em uma única cesta, né?!

Diversificar e ter, também, um planejamento de conteúdo para o TikTok parece ser o melhor caminho. 

Somente o tempo dirá como as empresas e marcas poderão aproveitar a ferramenta da melhor maneira possível.

Se você ficou com alguma dúvida ou curiosidade de como poderíamos ajudar sua empresa nisso, vamos conversar?

Corre aqui e marque uma horinha com a gente 😉