Vale a pena trabalhar com influenciadores digitais? 

Gabriela Mateos
Gabriela Mateos
12 de junho, 2020

As redes sociais estão muito presentes em nosso dia a dia. Segundo um estudo realizado pela ComScore, os brasileiros gastam cerca de duas horas diárias navegando por perfis e feeds. A partir dessas redes, uma nova profissão surgiu: Os influenciadores digitais, ou digital influencers. 

Eles são indivíduos que possuem milhares de seguidores, exercendo influência e liderança através dos seus posts, sempre compartilhando suas rotinas ou estilo de vida.

Hoje em dia é comum as empresas realizarem parcerias e campanhas com esse tipo de profissional, mas vale a pena?

Analisando os profissionais desse segmento

Primeiramente precisamos identificar qual o profissional tem o perfil da sua empresa, pois uma escolha equivocada pode ser um tiro no pé (não podemos pedir para um influencer vegano falar sobre uma marca de sapatos de couro legítimo, não é mesmo?). 

Além disso, devemos analisar o público que segue este influenciador e seus interesses (não adianta ter uma grande audiência, se a persona do seu negócio não está no meio dela).

Para escolher o profissional perfeito para esse tipo de parceria, é importante checar os temas que esse influencer aborda, como ele se porta nas redes sociais e considerar o número de seguidores que ele tem, porque nem sempre quantidade é qualidade.

Para fugir dessa cilada é importante acompanhar, de perto, os comentários e o tipo de seguidores que ele possui. Se o perfil tiver muitos comentários compostos apenas com emojis e seguidores com muitos números no nome, por exemplo, ligue o sinal de alerta (alguns digital influencers possuem seguidores fake, ou seja, robôs que comentam e curtem as postagens).

Dica importante: Sempre peça que o influencer envie um mídia kit, uma espécie de portfólio. Nele constarão dados relevantes para o planejamento da sua ação com o influencer escolhido.

Achou um influencer para chamar de seu? Hora de negociar!

Se você encontrou o profissional que tem a cara da sua marca e o mídia kit condiz com a estratégia da sua campanha, hora de levantar uma questão importante: as opções de publicidade. Existem várias formas que o digital influencer pode promover o seu negócio. As mais comuns são:

  • Permuta: 

O influencer recebe os seus produtos com o intuito de consumo próprio. Não é cobrado nada para a postagem, pois o pagamento se dá por meio de recebimento gratuito de produtos.

  • PubliPost:

O blogueiro testa e faz uma resenha discreta sobre o produto. Geralmente é cobrado um valor que é negociado antecipadamente.

  • Sorteios:

O digital influencer realiza um sorteio dos produtos ou serviços da marca para os seus seguidores. Ele é feito no próprio feed do profissional.

Dica Importante: Para evitar conflitos e dores de cabeça, é sempre recomendável orientar o influencer sobre como os posts deverão ser feitos, bem como a composição das fotos. 

Quais são as vantagens de usar influencers nas ações da sua marca?

Para responder essa pergunta, temos que observar quais vantagens esse serviço pode trazer ao seu negócio. Dentre várias, podemos destacar:

Credibilidade à marca

O Marketing de Influência é um mercado com um grande potencial, sendo utilizado para emprestar a autoridade desses profissionais às marcas parceiras. Através dele, o produto ganha visibilidade entre os seguidores, além de ter uma opinião mais “real”, ou seja, as pessoas que acompanham a rotina do influenciador, acompanham também a experiência que ele terá com a marca. Como exemplo, podemos usar a ação que realizamos com o Jovem Nerd.

Você atinge um público segmentado

A partir do momento que você fecha contrato com um influenciador, a sua marca passa a impactar um grande número de pessoas, dialogando com o perfil do cliente ideal para o seu negócio, possibilitando o aumento do número de leads e conversões.

Tratamento humanizado e aproximação do público

Como você vai usar os serviços de profissionais que criam conteúdos relevantes para pessoas reais, a sua marca deixa de ser algo intangível. As pessoas vão enxergá-la não como um produto, mas algo que faz parte do dia-a-dia delas. Isso aumenta o Share of Mind da marca, ou seja, ela sempre estará na memória do seu público (por exemplo, ela vai olhar o seu produto e vai lembrar que viu tal influencer utilizando e indicando)

Sua marca em evidência

Quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo? Por isso, ao ser divulgado por um blogueiro, o seu produto poderá ser visto como uma tendência, atraindo um número maior de seguidores e consumidores.

Viu como é uma ótima opção utilizar esses serviços em benefício do seu negócio? 

Se você ficou com alguma dúvida ou quer começar a utilizar digital influencers em ações da sua marca, a Polvo tem os melhores profissionais para te auxiliar nisso! 

Entre em contato conosco. 😉

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