O que é SEO e porque você deveria estar fazendo?

Gabriela Mateos
Gabriela Mateos
22 de maio, 2020

O que é SEO e porque você deveria estar fazendo?

Para uma empresa que tem um site ou página na internet, estar nas primeiras posições no ranking dos buscadores, como Google ou Bing, é um sonho (ainda mais se for de forma orgânica, sem precisar de links patrocinados). 

Para isso existe uma prática chamada de Search Engine Optimization, ou SEO, que pode ajudar a potencializar os  seus resultados. Mas você sabe o que é isso e quais são as vantagens? 

Então vem com a gente, nós vamos explicar tudo sobre essa ferramenta!

O que é e para que serve?

SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para otimização de sites. É a partir delas que a empresa consegue um melhor ranqueamento na busca orgânica, ou seja, seo posiciona nas primeiras colocações no Google e outros buscadores.

Durante o processo de busca, os bots (conhecido como web bots, ou internet bots), que são softwares programados para simular reações humanas através de um padrão pré determinado, lêem milhares de páginas de forma instantânea a partir das palavras-chave.

Eles verificam cada página que possui a palavra procurada, apresentando os melhores resultados que atendam as normas de SEO. Se essa página obedecer esses critérios, a chance dela estar nas primeiras posições do site de busca é maior.

O que são palavras-chave?

Digamos que você queira comprar um determinado modelo de carro, mas ainda não sabe em quais lojas vendem o carro desejado. 

Então você acessa um site de buscas e pesquisa por “Carro barato em Curitiba”. A partir daí você descobre a loja que fica mais próxima da sua casa, a unidade que tem o veículo que atenda às suas necessidades e, por fim, o estabelecimento que oferece o veículo pelo melhor preço. 

Pronto! Você acabou de pesquisar por uma palavra-chave.

Entenda que as palavras-chave são palavras que auxiliam os bots do buscador a encontrar quais páginas podem atender às necessidades de seu usuário. 

Com elas, fica mais fácil encontrar resultados assertivos e relevantes.

Qual é o critério para uma página ser bem ranqueada?

Para conseguir uma melhor posição na busca orgânica do Google, a página deve atender algumas especificações. 

Quando um site as segue, os bots podem classificá-lo como relevante e apresentá-lo ao usuário, tal qual um farmacêutico sugere um determinado medicamento à um cliente. 

Bom, agora vamos aos critérios:

Conteúdo de relevância

Nada mais frustrante do que você procurar uma solução e encontrar algo que te deixa ainda mais confuso, não é mesmo? 

Por isso os buscadores gostam de tratar bem os usuários pois, assim, como os clientes de uma loja, se eles não são forem bem atendidos, vão procurar outras opções no mercado

Ao apresentar um conteúdo que seja conciso e que atenda a necessidade do usuário, os bots classificam a página como autoridade e incentivam a visitá-lo.

O uso correto das palavras-chave

Como comentado anteriormente, as palavras chave ajudam os usuários a encontrar a sua página, mas o seu uso deve ser feito com cautela. 

Os bots podem não ver com bons olhos se você abusa da mesma palavra-chave ou utiliza muitas em seu texto e de forma aleatória. Saiba incluí-las em seu texto da maneira mais natural possível, sem prejudicar a leitura do seu texto.

Tamanho do texto

O texto que se encaixa, perfeitamente, nas boas práticas de SEO varia entre 700 e 1000 palavras. Não adianta fazer um extenso (ou “encher muita linguiça”), pois isso torna a leitura mais cansativa e menos atrativa

Por outro lado, um texto muito curto não vai conseguir aprofundar um tema, pois as informações serão muito vagas, ou não conseguirá cumprir o prometido no título do texto. 

 Heading Tags

Assim como a raiz de uma árvore, um texto pode ter várias ramificações. Isso ajuda e muito na hora do usuário ler o seu conteúdo, pois, a partir dessa estrutura, você consegue separar as ideias de forma mais organizada através de títulos, subtítulos, tópicos e listas. 

Essas ramificações são:

  • H1: É o título do texto. Geralmente é utilizada apenas uma palavra-chave nele
  • H2: São os subtítulos. São relacionados diretamente ao título.
  • H3: São tópicos relacionados ao subtítulos.
  • H4: São relacionados ao h3 e assim continua, sucessivamente.

Link Juice

Isso ajuda a aumentar o domínio da sua página. Funciona da seguinte maneira: você publicou um post no seu blog e interligou outro post através de uma palavra-chave. 

O usuário, quando clicar nela, será direcionado a outro texto, aumentando o tempo de permanência no seu site.

Imagens

Sempre utilize imagens nos textos do seu blog. Além de aumentar a relevância do conteúdo, suavizando a leitura, podemos colocar as palavras-chave na descrição da imagem, ajudando os bots no processo de busca.

Viu como o SEO é importante para a sua empresa alcançar novos clientes em potencial?

A Polvo tem a disposição uma equipe pronta para ajudar na sua missão. 

Entre em contato conosco!

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