Leads: o que são e porque você precisa deles

Gabriela Mateos
Gabriela Mateos
08 de maio, 2020

Se você conhece inbound marketing, ou marketing digital, você já deve ter ouvido falar sobre Leads, mas você já pensou o que são eles e qual a sua importância? Então vem com a gente que nós vamos explicar tudo sobre isso!

O que são leads?

Digamos que você tenha uma loja física e uma pessoa entra nela. Ela anda pelos corredores, dando aquela olhadinha, analisando todos os seus produtos até que escolhe um e põe na cestinha de compras.

Pronto, ela se tornou um Lead! Ao chegar no caixa e finalizar a compra, ela se torna um cliente

No meio digital, é mais ou menos a mesma coisa. Uma pessoa conhece o seu produto ou serviço através do site da sua empresa, ou página em rede social, demonstra interesse na aquisição e se torna um potencial cliente.

Para que ela finalize a compra e gere a conversão, devemos acompanhar a sua jornada de compra a partir de uma ferramenta chamada método funil.

O que é o método funil?

O método funil de vendas são as etapas que o Lead (potencial cliente para a sua empresa) realiza do primeiro contato até a efetuação da compra. Eles são divididos em 3 etapas, que são:

Topo

Na primeira etapa, é necessário gerar atenção para a marca, analisando a partir do Brand Awarness, que nada mais é que uma métrica que auxilia a identificar o quanto a sua marca é conhecida pelo público. O objetivo principal dessa etapa é aumentar o tráfego e engajamento do seu negócio.

Meio

A segunda etapa se trata do estreitamento do relacionamento com o seu público. Para que o seu lead se sinta mais próximo à marca, é necessário alimentá-lo ele com um conteúdo adicional, podendo ser usado como um e-book, e conteúdos relevantes. Sua principal função é criar autoridade e lealdade à marca.

Fundo

A última etapa do funil é o ato da compra. A partir dela, é gerada a receita e é feita a captação do Lead.

Os tipos de lead

Para se ter sucesso em inbound marketing, é necessário entender que existem vários tipos de Leads e que cada um precisa ser direcionado de forma diferente para aumentar as chances de conversão. Eles são separados em categorias conforme o seu comportamento:

Lead que busca uma solução

Ele sabe que tem um problema e busca solucionar de forma mais rápida e assertiva possível. É decidido, informado e bem exigente, escolhendo a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades. Não carece muito investimento e é fácil de ser captado, sendo necessário apenas convencê-lo que você tem a melhor solução disponível. A maior dificuldade em prospectá-lo é a concorrência, pois ele se encaixa no perfil de cliente ideal de várias empresas.

Lead que sabe que tem um problema, mas sempre deixa para depois

Por que se preocupar com o amanhã, se ele termina depois de amanhã? Esse Lead é difícil de se converter, pois sempre deixa a solução do problema para depois. A solução para a melhor prospecção dele é fazer com que ele veja o seu produto como uma oportunidade única. Para conseguir captar esse Lead, é necessário tirá-lo da zona de conforto

Lead que precisa de você, mas ainda não sabe

Ele precisa de um pouco de esforço para ser captado, pois ele ainda não percebeu que ele precisa da sua empresa. Para isso, você deve mostrar que ele tem um problema e que a melhor solução é o seu produto. A partir disso, as relações com a marca se estreitam, gerando fidelidade.

Lead tipo semente

Quando você planta uma semente, você terá que ter paciência para colher os frutos, não é mesmo? Assim como a semente, esse tipo de Lead precisa de um tempo maior para ser cultivado, mas a demora traz resultados positivos, pois a taxa de conversão é alta.

Eles são adquiridos a partir de indicações de outros clientes, busca orgânica no Google e em outros buscadores, das boas práticas de SEO e através de conteúdos de relevância.

Lead tipo rede

Assim como um pescador jogando uma tarrafa no mar, a sua empresa pode conquistar clientes através de ações para chamar atenção e tentar captar o maior número de leads possível. O lead de rede é aquele que é “pescado” através de e-mail marketing, links patrocinados em buscadores e propagandas. 

Por que preciso de Leads para o meu negócio?

O Lead é a oportunidade do seu negócio adquirir mais clientes e aumentar a receita.

A partir dele você consegue direcionar as suas ações de forma mais segmentada e assertiva, potencializando as suas vendas e adquirindo clientes com potencial de fidelização, mas é essencial nutrir esses possíveis clientes para maior conversão.

Então, você pode nutri-los a partir das etapas apresentadas no Funil de Vendas.

Viu como os Leads podem potencializar as suas vendas? Para utilizar esse serviço em benefício da sua empresa, você precisa de profissionais capacitados para entregar os melhores resultados.

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Para mais dicas sobre marketing digital e como ele pode ajudar o seu negócio, não deixe de acompanhar os posts do nosso blog.

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