Dia da Mentira: como utilizar a data para as suas campanhas?
O Dia da Mentira inaugura o mês de abril com uma celebração que gera dúvidas nos negócios. Muitos ficam receosos de usar a data em ações a favor das vendas, supondo ser um tiro no pé. Entretanto, a verdade é que o dia da mentira pode, e deve, ser usada para campanhas.
Você não precisa elaborar uma pegadinha mirabolante. Muitas vezes, uma piada bem feita, que faça sentido para o seu segmento, já está de bom tamanho. Por isso, campanhas de marketing inteligentes e engraçadas são as que mais chamam a atenção do consumidor e, consequentemente, geram mais engajamento.
Como surgiu o Dia da Mentira?
A teoria sobre a origem do Dia da Mentira mais conhecida remonta ao século XVI. Antes da instituição do calendário gregoriano, as comemorações de Ano Novo duravam uma semana, do dia 25 de março ao dia 1 de abril.
No entanto, quando o rei francês Henrique III implementou o novo calendário em 1582, o Ano Novo passou a ser comemorado em 1º de janeiro. Apesar disso, muitas pessoas levaram algum tempo para se adaptar às novas datas, resultando em comemorações tardias do Ano Novo no início de abril.
Aqueles que já haviam se acostumado com o novo calendário começaram a ridicularizar aqueles que ainda resistiam ou desconheciam as novas datas, chamando-os de “tolos de abril” (april fools, em inglês) e pregando peças neles, como dar presentes inusitados ou convites falsos para festas de Ano Novo.
Desde então, a tradição de fazer pegadinhas e contar mentiras no dia primeiro de abril se espalhou por todo o mundo, persistindo até os dias de hoje.
No Brasil, um dos casos mais famosos de brincadeiras e mentiras nesse dia ocorreu em 1848, quando um jornal fictício noticiou a morte do imperador Dom Pedro II no dia 1º de abril. Dois dias depois, o jornal teve que se retratar, alegando que tudo não passou de uma brincadeira.
Pegadinhas em campanhas publicitárias
Para inspirar e saber o tom certo para brincar no Dia da Mentira, que tal relembrar algumas campanhas que deram o que falar nas redes sociais?
Tortilha de Churros
Elaboramos essa pegadinha em 2020 e foi uma ação da Polvo.
A Frontera Brasil é uma marca que vende apenas alimentos voltados à culinária mexicana e como Chaves é uma grande referência das produções por lá, organizamos uma pegadinha com os famosos churros!
Foi Tortilha de Churros com Dip de Doce de Leite, mas, mesmo assim, muito impactante para os seguidores e consumidores. Afinal, bem fora dos produtos “tradicionais” da marca.
No dia seguinte, esclarecemos que era apenas uma brincadeira de primeiro de abril, mas instigamos os seguidores a compartilharem sua opinião sobre o novo sabor.
Aliás, os comentários foram bem positivos! Mas quem não gostaria de experimentar?
Esfiha de feijoada
Essa dividiu a internet em dois grupos. De um lado quem entendeu que era uma pegadinha de primeiro de abril e engajou com comentários do tipo “já experimentei, uma delícia!”, e de outro quem acreditou que era uma novidade do cardápio e ficou incrédulo com a combinação.
No dia seguinte, o Habib’s publicou em suas redes sociais a imagem abaixo com a seguinte legenda: “Sabemos que muitas coisas no Habib’s são inexplicáveis. Outras a gente consegue explicar. Como essa do 1º de abril. Isso mesmo, a Bib’sfiha de Feijoada ainda não faz parte do nosso mundo. E você, se pudesse inventar um novo sabor, qual seria? Solte sua imaginação e conta pra gente!”.
GoT no catálogo da Netflix
A Netflix é bastante conhecida pelo seu posicionamento nas redes sociais. A marca aproveita e também cria oportunidades de engajamento de acordo com assuntos relevantes do momento.
Na época desta campanha, a Netflix estava recebendo inúmeros pedidos para que a série Game of Thrones fosse transmitida pelo streaming. Aproveitando a onda de pegadinha de primeiro de abril e o posicionamento brincalhão que já fazia parte de seu tom de voz, a marca resolveu brincar com a data.
A data instiga os consumidores e é ideal para ações únicas e limitadas somente ao dia, com uma linha mais descontraída para conquistar novos clientes.
Tornozeleira Duolingo
A marca, que também tem uma comunicação amigável com seus seguidores e clientes, resolveu brincar com o fato de que muitos usuários reclamam das notificações que o aplicativo gera para lembrá-los de cumprir seus desafios e aulas diárias.
Na legenda da publicação, fica mais claro que se trata de uma brincadeira de primeiro de abril: “Por muito tempo vocês têm ignorado, desprezado e debochado das notificações do Duo. Agora, ele inventou um novo jeito de prender a sua atenção… 💚⚡️
Apresentamos nosso novo produto que promete pegar no seu pé em tempo integral: a #DuozeleiraEletrônica! A cada notificação ela te dá um choque, pra você ficar ligado e não deixar a lição de lado… Falando nisso, já fez a sua? 👀 Acesse o link na bio e saiba mais sobre este lançamento!“
Como utilizar o dia da mentira para campanhas?
Atenção! É preciso saber o limite para que a dinâmica não saia de controle e cause o efeito contrário. Preze sempre pela honestidade e tenha cuidado ao divulgar seus produtos e serviços. Sempre seja cuidadoso e sempre transparente, afinal, esta é a chave de tudo.
Desta forma, se você não for transparente sobre seus preços, os clientes hesitarão em comprar ou contratar seus serviços. Esteja à frente sobre toda e qualquer taxa associada à sua empresa. Isso ajudará a criar confiança com clientes potenciais, e eles terão mais probabilidade de fazer negócios com você.
Lembre-se de elaborar uma campanha que faça sentido com a sua marca, tom de voz e posicionamento.
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