11 erros de marketing nas redes sociais que podem estar acabando com o seu negócio

Neste conteúdo, reunimos alguns dos erros mais comuns que as marcas cometem nas redes sociais e que trazem diversos prejuízos, inclusive financeiros. Para reverter o cenário, apontamos algumas soluções para cada um. Segue a leitura!

1 – Você se preocupa mais em vender do que ajudar seu potencial cliente 

As pessoas de maneira geral estão em busca de soluções para seus problemas.

Sua missão, antes de qualquer coisa, é descobrir o que sua audiência precisa, que vazio deve ser preenchido, que soluções ela está buscando.

Esse é o momento de você guiar seu potencial cliente, envolvendo-o de maneira que gere relacionamento com a sua marca.

A venda nas redes sociais é apenas uma consequência de um trabalho estratégico e bem estruturado que começa na conversa, na interação.

2 – Você só fala de você

Pare de colocar a sua marca como herói da história. Ela não é. O herói é o seu cliente. É ele quem precisa percorrer uma jornada até a conversão. A missão da sua conta é guiá-lo por esse caminho.

Foque no seu cliente

Como dissemos, o seu (potencial) cliente é o herói dessa história. Então, você precisa ficar cada vez mais próximo dele, certo? Entender seus anseios, os problemas que ele deseja solucionar e guiá-lo pela melhor jornada possível.

3 – Seu feed só tem produto

Existem maneiras de falar de produto sem parecer um catálogo estritamente comercial, sabia?

Como falar de produto?

Fale de algo que envolva o produto de uma forma sutil, quase imperceptível. Se você vende chá, por exemplo, não precisa necessariamente anunciar o chá, mas trazer um conteúdo que fale sobre as propriedades do chá e seus benefícios. Percebe a diferença?

A estratégia de conteúdo consiste em envolver o seu público em um assunto que seja interessante, instigante, sem parecer uma venda direta que se encerra ali, em poucos minutos.

Retomando o exemplo acima, se estamos falando das propriedades medicinais, por exemplo, nada impede de inserirmos uma imagem de um copo ou xícara com o chá servido, não acha?

O foco é criar relacionamento com a sua audiência.

4 – Você não definiu uma frequência para suas publicações

Este é, de longe, um dos maiores erros de marketing que uma marca pode cometer nas redes sociais. Parece uma bobagem, mas não é. O algoritmo das redes sociais são alimentados justamente pelos dados que recebem. E esse ciclo precisa ser constante.

Não existe um número definido de postagens por dia, mas a frequência de dias e horários precisa existir de acordo com cada rede social que você estiver presente.

Nesse sentido, você precisa definir a frequência levando em conta a jornada de compra do seu produto ou serviço, as plataformas em que o conteúdo será publicado e o tipo de usuário que interage em cada uma delas.

É essencial que exista essa frequência contínua de publicações, pois é essa a forma de você se mostrar presente para os seus seguidores. Eles estão esperando receber conteúdo de qualidade para interagir de maneira constante. Se o seu intervalo de publicação é muito longo ou se você não segue um cronograma, é bem provável que você seja esquecido pelo seu público.

5 – As imagens não são boas

O conteúdo das redes sociais é majoritariamente visual, ou seja, o apelo inicial vem a partir daquilo que as pessoas visualizam na tela.

Isso significa que é primordial se preocupar com a qualidade de tudo o que você publica, pois este é o cartão de visita para qualquer interação que possa existir com a sua marca.

Conteúdo com baixa qualidade não prende a atenção de ninguém, muito pelo contrário, é motivo para desviar o foco.

Por isso, dê uma atenção especial para a criação das artes, investindo em um layout que converse com a sua marca.

Antes disso, é sempre bom pensar nas cores que combinam com a mensagem que você quer transmitir nas redes sociais.

Resumindo: padronize as fontes, as cores, os elementos gráficos e o estilo de imagens que você irá utilizar. Definir este conjunto de itens vai fazer com que a sua audiência consiga identificar, sem muito esforço, que aquele conteúdo é da sua marca. É isso que gera identificação com os seus posts.

6 – Seu texto não estimula conversa

Ninguém está esperando uma linguagem que Camões usava pra se comunicar (a não ser que este seja exatamente o seu nicho).

No entanto, o texto que acompanha suas imagens nas redes sociais precisa ser convidativo, estimular uma conversa, uma interação com a sua audiência.

Primeiro, defina o tom de voz da sua marca, e o tipo de linguagem que será utilizado em complemento a ele.

Depois, na hora de escrever, traga elementos da língua que envolvam o seu público. No Marketing, falamos muito em “call to action” (chamada para ação, em Portugês).

Os CTAs funcionam geralmente a partir de verbos no imperativo, que direcionam o público literalmente para realizar alguma ação a partir daquele conteúdo.

7 – O instagram não é um canal de vendas;

É um canal de relacionamento que pode gerar vendas 

Parece óbvio, mas muita gente se esquece que o principal objetivo das redes sociais, incluindo o instagram, é socializar. Ou seja, gerar relacionamento, promover a troca de interações (o mais reais possível).

Você até pode usá-las para vender, obviamente, mas esse deve ser o seu foco secundário.

Primeiro, você precisa envolver o seu potencial cliente de uma forma que ele deposite confiança e dê valor ao que sua marca diz nas redes sociais.

Pouca gente sai comprando impulsivamente sem ter o mínimo de vínculo ou identificação com a marca.

Então, não se desespere e envolva sua audiência com conteúdo de qualidade e, depois disso, apresente seus produtos ou serviços de maneira natural, gradativa e sutil.

8 – Interaja com todo mundo, não só com quem você conhece

Você só vai descobrir se um determinado usuário tem real interesse no seu produto ou serviço se você conversar com ele, certo?

Então, não tem motivo nenhum para você interagir apenas com quem você já conhece. É essencial olhar para quem está chegando e quer interagir com a sua marca.

Envie uma mensagem personalizada, responda aos comentários, envolva esse potencial cliente para que ele se sinta “parte do grupo”.

9 – Você não explora todos os formatos possíveis

As plataformas oferecem uma diversidade de formatos, que podem ser vídeos curtos e longos, imagens quadradas e retangulares, stories, caixa de ferramentas e por aí vai…

Explore tudo o que há de possibilidade:

  • Vídeos de até 1 minuto para o feed.
  • Vídeos do reels, de até 0:30 segundos.
  • Vídeos do IGTV.
  • Carrossel com até 10 peças.
  • Imagens quadradas.
  • Imagens retangulares.
  • Stories (abuse das ferramentas de interação para gerar engajamento)

10 – Você não interage com as pessoas

Como já falamos, as redes sociais são canais de relacionamento. Isso quer dizer que a sua conta só vai sobreviver se aprender a interagir com os seus seguidores e clientes.

11 – O conteúdo não esclarece potenciais dúvidas sobre os produtos

Seu conteúdo precisa ser o mais assertivo possível, porque, só assim, você vai conseguir prender a atenção da sua audiência à primeira vista.

Uma das formas de atingir esse objetivo é responder questões que ainda não foram perguntadas. Mas que podem aparecer quando seu potencial cliente se aproxima do seu perfil nas redes sociais.

Se você vende cosméticos, por exemplo, precisa ficar alerta em algumas dúvidas que seu potencial cliente pode ter. Por exemplo: principais benefícios de uso; onde encontrar e como adquirir os produtos.

Com esse tipo de abordagem, sua marca ganha um pouco mais de credibilidade com sua base de seguidores. Fica evidente que você está preparado para tirar dúvidas e guiar o potencial cliente para o que ele realmente precisa.

Bônus: Você aperta o botão “patrocinar” e sabe o que ganha com isso?

Uma conta maior para pagar! Veja na próxima página por que esse mecanismo não funciona.

Por que não é só apertar o botão?

  • Menos opções de segmentação

No botão de promover pelo instagram aparece um número muito pobre de opções para segmentar seu anúncio. O caminho ideal e mais profissional é utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que possui infinitas possibilidades de segmentar seu público. Exemplos: pessoas que usam smartphone x; pais com filhos de x idade; pessoas que estudaram na universidade x etc.

  • Ele serve apenas para destacar o conteúdo

Quando você clica no botão de promover o anúncio, o conteúdo vai atrair muito mais atenção e, por consequência, mais interação. Mas isso não quer dizer que você vai ter conversão em vendas.

  • Objetivos limitados

Enquanto no Gerenciador de Anúncios, você consegue um número maior de objetivos para escolher, como tráfego, interação, aumentar curtidas na página, ter mais vendas, pelo botão promover, terá poucas opções. Isto porque esse atalho serve apenas para atrair mais interação, mas sem objetivos bem definidos.

  • A solução é usar o Gerenciador de Anúncios

Essa é a maneira mais efetiva de criar campanhas e anúncios no Instagram (e no Facebook), pois você consegue definir melhor seu público-alvo e seus objetivos, além de controlar onde seus anúncios vão aparecer. Com isso, você economiza dinheiro.