Conseguindo 70k de seguidores fiéis no Instagram: Veja as estratégias da Polvo
Antes de falarmos sobre o que a Polvo fez pela Fit Food e como alcançamos 70 mil seguidores e taxa de engajamento alta, nós precisamos falar um pouquinho de reconhecimento de marca.
Quando você pensa em se depilar, você diz que precisa de uma Gilette ou de uma navalha de depilação? Ou quando você se machuca e precisa proteger o machucado, você pede por um band-aid ou por um adesivo curativo?
É a mesma coisa com a Bombril aqui no Brasil, que chegou a ser engraçado quando a Assolan quis concorrer no mercado e lançou comerciais cantando repetidamente no jingle “É assolan, a esponja de aço que não para de crescer”. Engraçado porque foi preciso explicar que era uma ESPONJA DE AÇO e então as pessoas pensavam: Ah, tipo Bombril!
Isso é conhecido como um epônimo, ou seja, uma marca que se tornou tão relevante e cheia de sucesso que é o ponto máximo de referência para as pessoas, mesmo que o cliente não compre uma produto da marca em questão. Como quando, por exemplo, uma pessoa compra uma lâmina qualquer e diz que está comprando uma “Gilette”.
Quando se fala de reconhecimento de marca, o epônimo é o ponto alto. Mas, o que então, faz uma marca ser conhecida a esse ponto?
Bom, não é da noite pro dia, isso é claro. É um processo longo, que exige planejamento e muito foco para tomar decisões no dia a dia que reforcem o objetivo maior que a marca quer alcançar.
Quando a era da internet chegou, essa situação ficou ainda mais complicada: todo produto tinha chance de, novamente, se posicionar no mercado. Por isso, as redes trouxeram um local muito mais competitivo, onde anúncios e campanhas não rodam por até três meses, mas às vezes, apenas por um dia, ou ainda, HORAS!
Mas então, COMO as marcas teriam chance, nesse mundo tão concorrido?
Eis alguns fatores que fazem com que uma marca seja reconhecida na era da internet:
- Público fiel nas redes sociais, que tem real interesse em ler o que você tem pra dizer
- Pessoas procurando seus produtos nas redes sociais de outras pessoas ou influencers, para checar se aquele seu post tinha sinceridade
- Pessoas dando opiniões positivas, funcionando como espécie de referência para outros potenciais clientes e/ou fãs
- Clientes que escolheram sua marca ao invés de outra, mesmo que existam produtos mais baratos ou ainda em maior quantidade por menor preço
Parece que ficou mais fácil entender, certo? Porém, isso não é nem 1% do que usamos na estratégia da Fit Food! Para buscar esse reconhecimento para a marca, nós fomos muito além do anúncio de produtos, nós construímos uma história de conexão com o cliente, sendo capazes de fazer os mesmos se sentirem próximos e até amigos da marca.
Mas, como alguém vai se sentir amigo de uma marca?
Bom, você já ouviu falar em jornada do herói? Basicamente, em uma jornada, o herói passa pelo mesmo escopo em toda história – ou quase todas. Você pode ver isso em livros como Harry Potter; Comer, rezar e amar; A Garota do Trem; Jogos Vorazes e outros best sellers que estouraram ao ponto de virarem filmes.
A partir da jornada do herói, existem arquétipos que compõe os personagens, afinal, uma marca deve ter uma personalidade e uma forma de se comportar igual em todas as inserções, certo?Afinal, cada comentário é um comentário, cada cliente é um cliente. Tanto que, é por isso que é indicado que as marcas tenham um book com tom de voz, elementos de design e uma infinidade de detalhes que devem ser mantidos à risca.
Na imagem abaixo, podemos ver um infográfico que a Rock Content fez para apresentar os principais tipo de arquétipos de marcas:
Então, agora você entende sobre como é necessário seguir uma história, como por exemplo, com a Fit Food:
1) Reconhecimento de marca
Primeiro a comunicação nas redes sociais foi completamente remodelada, ainda que seguindo o padrão da marca. Foi acrescentado mais jovialidade, dicas e cuidado na comunicação, além de conversar individualmente com cada cliente no inbox.
2) Fazer a marca ser reconhecida
O time de performance fez estudos detalhados sobre o público, que ocasionou em anúncios e conteúdos que podiam chamar a atenção, trazendo o famoso engajamento para a marca. Afinal, as pessoas estavam verdadeiramente interessadas no que a Fit Food estava falando!
3) Jornada do herói
O arquétipo escolhido foi o de cuidador, de forma que sempre trazíamos sugestões não só em relação à alimentação nos posts, mas também preocupação com a saúde mental e bem estar físico do consumidor. Quando se existe cuidado real e conteúdo estratégico, o consumidor percebe.
Pense em quantas páginas você já procurou na internet e viu que o conteúdo era mau cuidado e então, perdeu o interesse?
Você pode checar alguns exemplos da nossa estratégia aqui:
A Polvo transformou a página da marca em um canal editorial que apresentava conteúdos úteis do universo de saúde e bem estar, dicas e cuidados diários, sem repetir o conteúdo ou forçar o produto na cara do consumidor todos os dias, passamos a implementar alguns cuidados mais próximos. Então, veio a ideia: que tal trazer essa aproximação para o mundo real?
Portanto, fizemos um quiz nos stories do Instagram da marca, que perguntava coisas básicas como:
Quanto tempo você segue a Fit Food?
Qual seu produto preferido da nossa marca?
Ou seja, perguntas que realmente levavam o cliente a digitar no box de perguntas e interagir. Dessa forma, os 10 primeiros que respondiam, tinham sua participação agradecida e perguntávamos se a pessoa poderia passar o endereço.
Mal sabiam eles que, em alguns dias, a Fit Food enviaria uma carta escrita à mão com um mimo para adoçar o dia de seus clientes. Confira:
Ao todo, a ação foi distribuída ao longo de um mês e foram escritas 100 cartas à mão pela Polvo. As reações dos clientes foram de puro agradecimento e felicidade! Isso acontece porque, quando não focamos só no produto e sim no bem-estar do cliente, ele sente realmente que a marca se preocupa ao invés de só atingir números. As pessoas já estão cansadas de serem bombardeadas o tempo inteiro com propaganda, então, faça ela ser diferente.
Após termos um time de clientes fiéis que trocavam receitas conosco, ideias sobre alimentação e tiravam dúvidas através de um serviço de SAC 2.0, focado em atender e resolver todas as dúvidas de forma humanizada, chegou a hora de ir mais longe: influencers.
Além de mandar kits para personalidades virais, como o dermatologista Arthur Bezzonati, também conhecido como “masculynah”, escolhemos influencers capazes de trazer mais visibilidade e, principalmente, atrair pessoas que vivem de acordo com o estilo de vida pregado pela Fit Food.
Nosso time de performance fez uma longa análise de engajamento e volume de seguidores, para checar quais seriam as melhores opções para lançar nossas campanhas, sendo algumas delas:
- Verão Fit Food
- Ação 100 cartas à mão
- Conteúdos virais editoriais
Para a campanha do Verão Fit Food, o briefing para as influencers foi elaborado com sugestões de posições e orientações de conteúdo, respeitando o perfil de cada uma e a forma com que se envolviam com os próprios seguidores.
Confira o resultado:
Nesse sorteio de Verão, o post chegou a 9.180 likes e mais de 1.000 comentários!
Então, após essa jornada de reconhecimento, desafio, crescimento e premiação do consumidor, continuamos a fornecer informações ricas e humanizadas, através de receitas que foram produzidas pela Polvo e gravadas em vídeo, com acompanhamento dos redatores transcrevendo essas receitas para blog e os designers editando os vídeos.
Criar um sentimento de amizade com o cliente é muito além de oferecer descontos: precisa ser criada uma jornada e mantê-la fomentada, além de trazer um “remember” para os clientes novos, que chegam no meio desse processo.
Assim, a Fit Food se tornou uma marca amiga, cuidadora de sua comunidade digital, e que expandiu seus temas para muito além de produtos e seus benefícios de consumo!
Vamos transformar o posicionamento da sua marca também?