O que é a Técnica Pomodoro?
A maioria das pessoas envolvidas com tecnologia e negócios são obcecadas por produtividade.
Especialmente quando buscam novas maneiras de se tornarem ainda mais produtivos e eficientes.
Assim como no vestuário, os modismos de produtividade, mesmo que esquecidos durante algum tempo, vem retornando pouco a pouco.
Por agora, parece que a bola da vez é a Técnica Pomodoro.
Não é uma bala de prata, mas um número cada vez maior de pessoas vem investindo tempo nesse hack.
Sendo assim, vamos dar uma chance e explicar um pouco mais do que se trata o método.
Mas por que Pomodoro?
‘Pomodoro’ significa tomate, em italiano, mas faz uma referência ao timer de cozinha em forma de tomate que o criador da técnica, Francesco Cirillo, usou.
A Técnica Pomodoro, criada por Cirillo no final dos anos 80 é um método de gerenciamento de tempo baseado em intervalos de trabalho de 25 minutos, que são separados por um pequeno período de tempo.
Cada intervalo é então chamado de ‘pomodoro’, referindo-se ao cronômetro de tomate que Cirillo usava em sua cozinha.
O que é mais interessante neste método?
A beleza da técnica está em sua simplicidade. Para pôr em prática você só precisa seguir seis etapas básicas:
Escolha a tarefa que deseja realizar: pode ser algo grande ou apenas uma tarefa que você tem vontade de fazer há algum tempo. A única coisa é ter em mente que essa atividade deve concentrar toda a sua atenção.
Defina o alarme para disparar a cada 25 minutos e tenha o comprometimento de dedicar esse tempo, única e exclusivamente, para finalizar a sua atividade.
Foque sua atenção na tarefa até soar o alarme. Se por algum motivo você perceber que precisa fazer outra coisa, anote essa tarefa em algum lugar. Mas, sempre que possível, evite se distrair.
Quando o cronômetro tocar, risque a tarefa da lista e comemore por ter acabado de completar seu primeiro pomodoro. 🥳
Após completar quatro pomodoros, é o momento de fazer uma pausa mais longa, algo entre 20 e 30 minutos. É o tempo de você absorver novas informações e descansar para a próxima “rodada”.
É bom lembrar que ninguém precisa comprar um timer em forma de tomate para pôr a técnica em prática.
O cronômetro do smartphone é mais do que o suficiente para isso.
Benefícios do método
Em primeiro lugar, ele nos permite planejar com antecedência e clareza de todas as tarefas que precisamos realizar num determinado dia.
Em segundo lugar, significa que agendaremos pausas regulares – e não é isso que especialistas em produtividade dizem que devemos fazer?
Em terceiro lugar, isso torna o dia de trabalho muito menos monótono e realmente ajuda a nossa concentração naquilo que tem que ser feito.
É estranho que uma técnica de gerenciamento de tempo tão antiga esteja, de maneira repentina, fazendo a diferença na vida de um monte de gente.
Pense nisso: de muitas maneiras a tecnologia tem nos proporcionado trabalhar com mais eficiência, ao mesmo tempo em que aumenta o número de distrações durante o dia.
Seja no whatsapp, e-mail ou instagram, a verdade é que temos que lutar constantemente para manter o foco.
Nossos momentos de atenção estão ficando mais curtos.
É por isso que algumas pessoas estão tão empenhadas em fazer detox digital e abdicar de dispositivos tecnológicos durante longos períodos de tempo.
Sendo assim, o que poderia ser mais eficaz do que retomar algumas boas e velhas práticas e aumentar, assim, a produtividade?