Inbound Marketing: por que utilizar nos negócios?
Inbound Marketing é a solução para empresas que desejam oferecer informação e conteúdo aos consumidores! Quer saber como promover esse tipo de campanha em seu negócio? Continue lendo.
Entender o perfil e o comportamento dos clientes é essencial para colocar essa prática em atividade. Atualmente, a maioria das pessoas pesquisa muito sobre o assunto e suas opções antes de começar o processo de compra. É aí que o inbound marketing entra: estar presente na trajetória de pesquisa do consumidor antes mesmo que ele entre em contato com um vendedor.
Inbound Marketing e personas
O primeiro passo para traçar o perfil do comprador é definir personas. As personas são as personificações do público-alvo: pegar os dados e transformar em algo mais tangível.
Por exemplo, o público-alvo se dá em homens de 25 a 35 anos, classe B e C, residentes de São Paulo Capital, etc. A persona vai reunir esses dados em um personagem fictício que se encaixe no perfil: Tiago almeida, 28 anos, publicitário que vive no bairro Lapa, na zona Oeste de São Paulo.
Qual o próximo passo?
Depois de definir as personas, entra o marketing de conteúdo, que é essencial na execução do inbound marketing. É com base na persona estabelecida que esse conteúdo será feito, para chamar a atenção do público selecionado, os famosos leads.
Com o funil de vendas fica mais fácil detectar e traçar a jornada do consumidor para ser mais assertivo nos conteúdos produzidos. Acompanhe o passo a passo do funil:
- Aprendizado e descoberta: quando os consumidores conhecer a marca e se interessam por ela
- Interesse e consideração: quando o interesse se intensifica e aquele que estava só conhecendo a marca já se transforma em um potencial comprador
- Desejo e avaliação: quando o consumidor analisa as vantagens de comprar com a marca
- Decisão de compra: quando o lead vira, de fato, um cliente que efetua a compra.
O Inbound Marketing funciona para toda e qualquer empresa, independentemente do segmento que seja, por isso é tão utilizado nas campanhas para gerar vendas e alcançar objetivos.
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