Data-driven marketing: o que é e como funciona essa tendência?

Equipe Polvo
Equipe Polvo
17 de maio, 2018

A cada ano que passa, a importância do marketing digital para as empresas fica mais evidente. Em tempos tão conectados, é fundamental que a sua marca tenha uma presença online forte. Entender os conceitos das ferramentas, podendo impactar seu potencial cliente de forma certeira, é fundamental.

Uma das possibilidades para fazer isso acontecer, e com ótimos resultados comprovados é o data-driven marketing – ou marketing guiado por dados, em bom português.

Eu nunca ouvi falar de data-driven marketing! E agora?

Sabe quando você está navegando sem rumo pela internet e, de repente, é impactado por um anúncio que parece ter sido feito especialmente para você? Pois é. O data-driven marketing nada mais é do que um planejamento estratégico de marketing baseado no ‘big data’ (conjunto de dados armazenados em grande volume).

Essas informações têm origem nos rastros que deixamos enquanto usamos a internet. Interações nas redes sociais, conversas no email, buscas no Google, cadastros em lojas online… Cada movimento que realizamos no universo digital vira um dado, e cada um desses dados é uma pista que as marcas utilizam para elaborar as ações mais assertivamente.

Qual a vantagem para as empresas?

  • Abordagem personalizada

No marketing guiado por dados, o seu cliente se sente valorizado, porque ele está no centro da ação. Essas informações permitem uma abordagem de estratégia mais específica, focada no indivíduo. 

“O data-driven marketing possibilita uma relação mais próxima com o seu público, fazendo com que cada pessoa se sinta, de fato, contemplada”.
  • Interação com o público que importa

Você mora há anos em um apartamento no 13º andar, sem sacada e muito menos espaço para o jardim. Mas ainda assim, foi impactado por um anúncio de cortador de grama. Pois é: provavelmente faltou para essa marca um bom planejamento de data-driven.

  • Segmentação precisa

Uma ação que funciona bem para adolescentes, provavelmente surtirá nenhum efeito em idosos. Da mesma forma que uma campanha obtém excelentes resultados em Curitiba, pode experimentar um retorno decepcionante em São Paulo.

Desta forma, o data-driven marketing é realmente incrível. Ele ajuda muito na parametrização das ações para os seus clientes. Com o marketing guiado por dados, fica mais fácil direcionar suas estratégias para grupos bastante específicos, definidos por você.

  • Acompanhamento da jornada do comprador

A quantidade e a qualidade das informações capturadas permitem enxergar, com clareza, o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado.

É possível acompanhar por qual página um determinado usuário chega no seu site, por exemplo. Ou em qual sessão ele está navegando por mais tempo. Essas são informações valiosas, que servem tanto para implementar possíveis melhorias quanto identificar o que mais pode ser explorado.

  • Variedade dos indicadores

Os medidores são importantes, porque é através deles que você gera insights e consegue tomar decisões que afetarão diretamente o ROI de marketing – retorno sobre o investimento. Pense no dinheiro que é desperdiçado, diariamente, em anúncios ineficazes e planejamentos de marketing mal direcionados.

Por isso, ter a capacidade de analisar e fazer a leitura correta desse tipo de informação torna mais fácil qualquer mudança, seja na segmentação de uma campanha ou posicionamento da marca, por exemplo.

“Essa expertise é algo primordial para empresas que querem prosperar em uma economia cada vez mais disputada”.

Conclusão

O data-driven marketing é a otimização de estratégias, uma evolução das antigas técnicas para um mundo cada vez mais digital. Porém, mercados em desenvolvimento como o brasileiro ainda precisam amadurecer no que diz respeito a aplicação do conceito.

Por isso, procurar uma agência de comunicação que estude e aplique as nuances do data-driven marketing fará sua empresa subir alguns degraus em eficiência, conversões, clientes e relevância dentro do seu nicho de atuação.

Seus prospects serão impactados nos lugares certos e, o mais importante, do jeito certo!

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