Entenda a diferença entre Marketing e Publicidade

Na área da Comunicação, existe uma confusão com dois termos bem famosos: Marketing e Publicidade. Isso porque muita gente acredita que essas duas palavras são sinônimas para a atividade de fazer propaganda ou para as ações de fortalecimento de marca, o que não é verdade.

No texto a seguir, vamos explicar para você a diferença entre Marketing e Publicidade e como essas duas áreas de conhecimento são aplicadas na prática. Assim, seja na busca por uma agência ou em conversas descompromissadas, você estará bem informado sobre qual das duas atividades são necessárias na sua empresa!

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Para começar, vamos falar sobre a Publicidade. Assim como o próprio nome já indica, ela é o conjunto de atividades para tornar algo público, de mostrar para o mundo que algo existe — e isso abrange uma ideia (campanhas informativas), um produto (campanhas de venda) ou uma empresa (campanhas institucionais).

Portanto, toda vez que o seu negócio faz uma propaganda para aparecer perante os seus clientes — colocando “para fora” valores, características e vantagens — ela está no campo da Publicidade, pois o objetivo é único: a divulgação.

Enquanto isso, Marketing é o conjunto de estratégias e objetivos que uma organização tem para a sua própria comunicação, indo além da divulgação. Além disso, os objetivos desse planejamento variam conforme a necessidade do momento, indo da simples venda de produtos à maneira como uma empresa é percebida no mercado.

Para que tudo isso seja possível, o profissional do Marketing trabalha com o conceito dos 4 P’s, criado por Neil Borden em 1949. Eles são o Produto, o Preço, a Praça e a Promoção — ou seja, o marqueteiro trabalha com diferentes ferramentas, todas capazes de influenciar diretamente na concepção e organização de todo o negócio em que ele atua.

O parentesco entre as duas áreas

Com a diferença entre Marketing e Publicidade ficando bem clara, fica a pergunta:

“E essas áreas têm relação?”

A resposta mais curta possível é que sim, elas têm uma relação bastante próxima. No tópico anterior, quando explicado os 4 P’s, note no último deles. É a promoção, palavra que pode ser substituída por divulgação — ou seja, Publicidade.

Dessa maneira, podemos afirmar que a Publicidade é uma das ferramentas do Marketing, aquela que é voltada para transmitir uma mensagem. Além disso, a atividade de divulgar costuma ser a última de uma série de ações, porque o marqueteiro precisa saber o que oferecer (o produto), com qual vantagem (o preço) e onde oferecer (a praça).

Planejamento e divulgação na prática

Se na teoria há essa diferença entre Marketing e Publicidade, isso também acontece na prática, simplesmente porque um depende do outro para acontecer. Por exemplo: propaganda sem planejamento não atinge os objetivos desejados. Enquanto isso, estratégia sem divulgação não atinge o público necessário, também sem alcançar as metas definidas.

Dessa maneira, normalmente, o Marketing fica a encargo das próprias marcas. Isso porque é necessário um planejamento apurado, que acompanha todo o posicionamento de mercado de uma empresa, passando insumos para diferentes áreas dessa companhia, até chegar o momento de criar as propagandas.

Em seguida, a Publicidade costuma ser feita por agências especializadas nessa atividade (como a Polvo). Isso porque a propaganda requer um planejamento e uma criação própria, voltada justamente para utilizar a estratégia do Marketing em prol de uma divulgação assertiva, construindo um ciclo de ações de Comunicação bem estruturado e eficiente.

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Esperamos que a diferença entre Marketing e Publicidade tenha ficado bem clara para você. Agora, que tal levar todas as vantagens de uma Publicidade eficaz para a sua marca? É só clicar aqui e conversar com a gente!

Fontes:

iClips e Egestor