Qual é a melhor rede social para o seu negócio?

Gabriela Mateos
Gabriela Mateos
15 de abril, 2020

O mundo está cada vez imerso no meio digital. As redes sociais estão presentes em nosso dia-a-dia e nos acompanham a qualquer lugar através de dispositivos móveis.

Segundo um estudo feito pela We Are Social, 66% dos brasileiros estão em alguma rede social e se a sua empresa ainda não possui perfil em alguma rede, você está ficando atrás de seus concorrentes.

No meio de tantas opções e com os mais variados públicos, qual é a melhor maneira de se relacionar com os seus clientes? Então vem com a gente, pois hoje falaremos sobre redes sociais!

Analisando o território

Tudo depende da avaliação de alguns fatores. Não é porque você criou uma página que o sucesso virá, de imediato.

Primeiro você precisa identificar quem é o seu cliente, como ele se comporta nas redes, qual o melhor modo de impactá-lo e como fazer com que ele se identifique com a sua marca.

Quem é o meu cliente?

As empresas sempre buscam o cliente dos sonhos.

Diferente de público-alvo (que tem como pilares a faixa etária e classe social dos consumidores da marca), identificar a persona é o ideal para dialogar com um público mais segmentado e assertivo.

A partir dela, você pode visualizar esse cliente de forma mais completa, utilizando as informações levantadas através da análise do público-alvo, mas complementando com dados comportamentais como: desejos, área onde atua e atitudes.

Como ele se comporta nas redes sociais?

Através da identificação da persona da sua empresa, você pode analisar quais são as preferências do seu público.

Se o seu cliente ideal tem animais em casa, você sabe que ele tem maior interesse em páginas e grupos com essa temática, apresentando a oportunidade de apresentar o seu negócio a ele.

Qual a melhor maneira de impactar o público?

Você identificou o seu cliente e aprendeu mais sobre os assuntos que ele gosta, está na hora de dar um match.

Digamos que a sua empresa seja um petshop, e foi identificado que a persona trabalha o dia inteiro fora, mas possui 2 gatos e 1 cachorro. 

Então você poderia criar um conteúdo direcionado para que ela se interesse pelo seu serviço, seja por meio de uma ação promocional ou de dicas para o bem-estar de cães e gatos.

Também podemos utilizar os serviços de um digital influencer para ganhar mais autoridade no segmento.

Como fazer com que o seu cliente se identifique com a marca?

Quando nós pensamos em hastes flexíveis com algodão nas pontas, imediatamente nos lembramos de uma marca específica, não é mesmo?

O fato de uma empresa/marca estar presente na mente dos consumidores se chama Share of Mind

A partir da análise do melhor modo de atingir o seu cliente, você pode focar na experiência que o seu cliente terá com a marca.

Lembrando que quanto melhor for a experiência, maior a chance do cliente de se identificar com a marca e se tornar um usuário assíduo dela.

Quais são as redes sociais mais utilizadas?

Dentre várias opções de mídias sociais disponíveis, listamos algumas sugestões que podem te ajudar a se aproximar do seu público:

Facebook

Apesar do tempo de acesso, na medição mensal, ter caído cerca de 26% em 2019, não podemos deixar a rede social mais famosa do mundo de fora.

Com a alta interação dos usuários, a sua sua marca pode atingir um público ainda maior através de publicidade paga e compartilhamento de experiências entre os seguidores.

Twitter

Interagir diretamente com o seu cliente, de forma informal e descontraída. Com um público mais jovem, o twitter é uma ótima opção para quem quer criar uma aproximação sólida com o seus seguidores e, com um trabalho bem feito, gerar um buzz positivo para a sua empresa.

Instagram

É a rede que permite o maior engajamento com os seus seguidores. Por meio do Instagram você desenvolve uma proximidade super relevante com o consumidor, podendo utilizar hashtags que permitem direcionar, com precisão, seus anúncios no feed ou story.

LinkedIn

Se você achava que essa rede social servia apenas para quem está procurando um emprego, você está completamente enganado

As empresas estão usando o LinkedIn não só para marketing B2C (empresas para consumidores), mas também o B2B (empresas que utilizam os serviços outras empresas).

Essa é uma ótima oportunidade de aumentar e atingir um público ainda maior e mais segmentado.

Se você quer se tornar mais próximo do seu público, criando uma relação mais sólida com o cliente, você precisa de uma agência com experiência e profissionais qualificados. 

Entre em contato com a Polvo e potencialize os resultados da sua empresa.

Para mais dicas sobre marketing digital, acesse o nosso blog!

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